O dia que eu conheci a série
Orange Is The New Black


Tudo começou quando vi um post no Facebook de um ex-colega de faculdade, era um daqueles testes “qual personagem você seria?” referente ao seriado Orange Is The New Black. Nos comentários, eu reparei que muitos de meus amigos já conheciam a série e fiquei curiosa... Comentei que parecia ser a única que ainda não havia conhecido o seriado e este mesmo colega me respondeu dizendo que eu deveria mesmo começar assistir.

Um dia eu resolvi finalmente realizar o download dos episódios da primeira temporada. A única coisa que eu sabia que era sobre mulheres que estão presas e que tinha uma atriz bastante parecida com a Katy Perry, só que loira, e nada mais. Realmente não fazia a menor ideia sobre os assuntos que a série iria comentar.

Eu lembro que no começo da série, eu estava agindo praticamente igualzinho a Piper (personagem principal), desconfiei de todos e não me sentia nada confortável com todas aquelas regras rígidas e bizarras, mas uns três episódios foram o suficiente para que eu apaixonasse pela história toda. Já peço desculpas adiantadas por ter que falar alguns spoilers aqui, mas eu tenho que colocar para fora todos os meus sentimentos que eu tive em relação à OITNB (abreviei porque o nome da série é gigante demais para ser citado toda hora!)

A série conta a história de Piper Chapman, uma nova-iorquina que é condenada a 15 meses de prisão por um crime federal cometido há mais de dez anos. No começo, era difícil gostar dos personagens, afinal, todas estavam ali por ter cometido algum crime, uns pequenos e outros maiores. Enfim, ninguém estava a fim de abrir os braços para as prisioneiras novatas, como a Piper, por exemplo. Fiquei até com dó dela, na primeira semana sofreu tanto e para vocês terem uma ideia, veja a seguir uma cena que ela descreve como passou os primeiros momentos:

(passe o mouse em cima dos gifs para ver a legenda)

Mas com o decorrer dos episódios você começa a conhecer mais sobre a vida daquelas prisioneiras e os motivos que as fizeram estarem presas. Chega um momento que você até esquece que são criminosas e passa a pensar nelas como pessoas, humanas, mulheres fortes, algumas estão com problemas mentais, ou doentes e há aquelas com grande vício com as drogas, mas todas estão lutando para sobreviver naquele local, pois com a falta de contato com o mundo real é meio difícil não achar que vai enlouquecer. Por isso, algumas mulheres acabam formando uma espécie de “família”, assim, elas cuidam uma das outras de grande bom grado.  É interessante observar a evolução das personagens com o decorrer da história, principalmente da Piper.

Entre tantos personagens, algumas acabaram ganhando um espaço no meu coração, como: a Red, Morello, Taystee, Nicky, Sophia Burset e Piper. ♥ ♥ ♥ 

Aqui vão as minhas considerações sobre este seriado maravilhoso e já aviso que é cheíssimo de spoilers.

--------------------------------- ♥ ------------------------------

{ O QUE EU MAIS GOSTEI }

Cenas para rir:
A série é repleta de cenas mais engraçadinhas, com personagens dizendo piadas sarcásticas ou irônicas, há algumas situações bizarras que vão ocorrendo durante a história que faz com que a gente acabe dando risada, como por exemplo, aquele episódio que uma das mulheres do grupo das idosas tenta matar a Vee, mas que acabou se enganando no processo e mata uma outra pessoa parecida e a Red fica brava com esse total fracasso, criticando a situação toda irônica: “Quando se quer assassinar alguém, ter visão é um requisito básico. O primeiro passo é escolher quem matar. O segundo passo é matar a pessoa”. E aquela outra cena em que a Piper recebe a visita do irmão e da mãe e descobre que algo aconteceu com o pai. Como a mãe se recusava a dizer a verdade, ela e o irmão começam numa brincadeira de tentar adivinhar o que era e foi assim:

(passe o mouse em cima dos gifs para ver a legenda)

E no dia que ocorreu o velório da vó dela eu só pensava nesta cena, a Piper toda feliz por ter acertado o mistério antes de cair a ficha.... tadinha! hahahaha. Enfim, cenas como essas, somente com cutucadas sutis, fazem com o que tire um pouco o clima pesado dentro da prisão. 

Os grupos: Concordam comigo que esta história de panelinha e grupinhos de pessoas é coisa de época de colégio ou de faculdade? Mas isso se repete dentro de uma prisão só de mulheres! Hahahaha, fiquei abismada quando vi isso. Elas se dividiam em os grupos das brancas, negras, latinas, lésbicas, hippies e idosas. Não é meio louco? Sem falar de algumas intrigas que rolavam de um grupo com o outro, principalmente entre as negras e latinas... Ai, ai, só em OITNB para acontecer algo assim.

Morello: De todas ali, a minha preferida é ela. Nem ligo pelo fato dela ser doidinha, sonhar com um casamento que não existe e fazer o uso cotidiano do delineador e batom rosa. Fiquei com dó quando ela descobre que o seu “marido” se casou com outra pessoa e resolve, ADIVINHA GENTE, fugir da prisão só pra dar um pulo na casa do cara! Sorte que ela voltou a tempo, antes que alguém suspeitasse de seu desaparecimento... E, em minha opinião, a sua melhor cena é quando ela fala do filme Toy Story na sua perspectiva meio distorcida:

(passe o mouse em cima dos gifs para ver a legenda)

Agora eu não serei mais capaz de assistir Toy Story sem ao menos me lembrar desta cena!


Red: É a minha favorita!  No começo eu morria de medo dela, achava assustadora, mas depois que você conhece a sua história, é difícil não gostar desta russa. Adora a cozinha e ficou chateadíssima quando perdeu o posto de chefe da cozinha. Cuida da Nicky como se fosse filha. Dá para perceber que o seu jeito intimidador é para poder conseguir manter a ordem na prisão e fazer com que as mulheres tenham um bom convívio de amizade e paz de modo mais indireto.

A história da galinha: Que episódio maluco foi esse povo? Piper vê uma galinha e as outras prisioneiras acham que ela está louca, pois as galinhas não têm aparecido pelas redondezas há muito tempo. Mas, depois de uns dias, a Piper acaba revendo a galinha e saí correndo atrás dela, dando uma cena cômica! Além disto, quando as prisioneiras finalmente acreditam na Piper, acaba rolando uma corrida entre dois grupos na tentativa de capturar a bichinha (até um pastor alemão foi utilizado no meio da briga!), tudo porque a Red e sua turma querem a galinha para ser cozinhada, já que faz muito tempo que não é cozido um alimento tão bom assim e as latinas querem o animal por outro motivo, pensam que está cheio de drogas dentro do estômago. Mas, no fim, nada da galinha ser encontrada para infelicidade de todas as mulheres.
(passe o mouse em cima dos gifs para ver a legenda)

Caputo: Concordam comigo que ele não é uma má pessoa? Apenas é atrapalhado demais. Torcia para que ele conseguisse ganhar um espaço maior na série e isso aconteceu quando a Natalie Figueroa (diretora da prisão) foi demitida e ele ocupa o seu lugar para a sua felicidade. Porém, seu começo não foi nada bom, teve greve, gente brigando, Bennet confessando a gravidez da Daya, a freira se recusando a comer etc... Coitado! Mas espero que na próxima temporada ele já tenha um pouco mais de poder no lugar e consiga realizar algumas melhoras, já que a outra, praticamente não fez nadinha para o bem estar das prisioneiras e só está preocupada em desviar todo o dinheiro para si mesma. 

--------------------------------- ♥ ------------------------------

{ O QUE EU ODIEI }

Alex: Podem atirar pedras em mim à vontade, mas é verdade, eu odeio a Alex. Ela pode ser bonita (tirando aquela sobrancelha esquisita que me dá vontade de arrancar e botar uma nova mais natural) e ter uma voz muito parecida com a da Maria Paula do Casseta & Planeta (depois que eu fiz essa conexão eu não consegui tirar da cabeça). Mas vocês esqueceram que a Piper está na prisão por causa dela? Sem falar que ela só mente e não pensa nos outros... Até agora nunca vi nada decente nesta personagem, desculpa aê galera!

Vee: Nunca vi personagem mais detestável que ela. Afinal, essa mulher foi a responsável por acabar com o clima de amizade, família e com o bom humor das outras prisioneiras logo que chegou à prisão. Chegou até separar a dupla mais fofa e engraçada de todos os tempos, Poussey e Taystee. Até apanhou a Red, justo a minha personagem favorita... Pô assim não dá! Mas dou aplausos para os roteiristas que fizeram uma vilã impecável, bem construída e peço, por favor, que a deixem mortinha (aliás, eu AMEI a Miss Rosa atropelando ela no final da 2ª temporada! Mereceu aplausos, troféu e tudo mais).

Mendez: Ele é um dos policias que tomam conta das prisioneiras, mas ele é nojento demais, além de ser grosso, tem um tipo de bigode que faz com ele pareça um vilão de uma novela mexicana. Ninguém gosta dele, NINGUÉM MESMO! Ele trafega drogas, alicia as presas, rouba dinheiro e ainda ameaça alguém de vez em quando sem motivo algum. Não sei como a Red ficou quietinha quando ele mijou na panela de molho que ela estava fazendo com todo carinho para as detentas. Quanto ódio mortal eu tenho deste cara, ainda bem que foi preso e espero que nem apareça na 3ª temporada.

Crazy Eyes: Não, na realidade o que eu não gosto é a forma de como todas as pessoas podem manipulá-la tão facilmente... Aquele episódio que a Vee praticamente a faz acreditar que ela tenha sido a culpada em machucar a Red me deu tanta raiva, isso não se faz com uma pessoa com uma mente tão frágil como a dela, morri de medo dela ter um grande colapso... E quando o Healy fala para que ela confie em si mesma, a sua reação foi essa:


(passe o mouse em cima das imagens para ver a legenda)

Não dá pena? :(

A ida Miss Rosa: Quem já terminou a segunda temporada, sabe que ela deve ter morrido, né? A Morello deixou a van nas mãos dela para que ela pudesse viver seus últimos dias fora daquele lugar. O bom é que ela realmente cai fora da prisão e sentiu toda adrenalina de fugir de carro, justamente como na época que ela era jovem e saudável (quando cometia crimes). Foi digno para ela, já estava sofrendo muito na prisão, com câncer, o qual ela havia descobrindo recente que só teria mais três semanas de vida e a quimioterapia não estava funcionando... #snif :( 

Gravidez de Daya: Só eu que achei este plot super desnecessário! Fala sério, o casal é bonitinho, fofinho e todo errado, afinal se trata de uma relação de um policial com uma detenta. Até aí estava tudo bem, porém resolveram colocar que a Daya ficaria grávida do Bennet. Tipo, sério? A criança vai nascer e vai pra onde? A mãe da Daya está na mesma prisão da filha (!!) e como o Bennet poderia ser preso se descobrirem que ele é o pai da criança, o que eles fizeram? Na verdade, o que a mãe dela, Glória e Red resolveram fazer: Criar uma situação de que Mendez (o policial mais chato que já vi em toda minha vida) pensasse que teria sido ele, o tal do pai do bebê. Ok, a história serviu para pelo menos prender o Mendez, mas enfim, é tão chato e monótono... Aff! 

(passe o mouse em cima dos gifs para ver a legenda)

Mereceu esse tapa viu?

Larry: Sem comentários né? Ô cara chato e sem graça. Teve uns episódios em que ele nem aparecia, o que era ótimo, todo mundo adorava. Não acrescenta nada para a série e quando aparece consegue irritar mais do que o Mendez. Por favor, roteiristas, retirem ele logo, está totalmente inútil, só atrapalha ao invés de ajudar. Toda vez que tinha alguma cena dele com a Polly, eu morria de vontade de pular para a próxima cena.

Soso: Tirem esta mulher logo! Chegou na prisão toda medrosa, pensei que seria uma nova Piper e nããão, é muito pior! Fala nada com nada, tem o pior nome do mundo, não toma banho, faz greve de fome porque acha que merece condições melhores... Minha filha, tu tá na prisão por cometer crimes e quer ser tratada como rainha?!?! Aaaargh! 

--------------------------------- ♥ ------------------------------

Enfim, estou aqui esperando ansiosíssima para a terceira temporada que só vai ser lançada em 2015 (#snif #snif) e espero que venha com novas piadas engraçadas, tiradas inteligentes, histórias muito bem contadas, novos flashbacks (principalmente da Nicky!), novos e bons personagens (nada de vilãs como a Vee, por favor!) .


Beijinhos,
Triponina





Um comentário: