Uma carta para meu eu de 10 anos atrás


"Querida Fernanda de 12 anos, 

Quem escreve essa cartinha é você mesmo, só que 10 anos mais velha. Sim, eu sou você no futuro. Só gostaria de te dar alguns conselhos para você não se preocupar com algumas coisas atoa daqui pra frente.

Eu me lembro de que neste momento você está desesperada, pois ano que vem será a primeira vez que você vai mudar de colégio depois de anos estudando desde o maternal no mesmo lugar. Mas relaxe vai dar tudo certo! O novo colégio pode parecer um pouco assustador no começo, vai se sentir um pouco perdida por ter tanta gente desconhecida, mas olhe lá, ainda terá metade dos seus antigos colegas (sim eles irão para a mesma escola!) e os novos irão aceitar vocês de braço aberto. (e ainda fará amizade com uma menina bem maluquinha que também ama animais).

Sua vida é bela agora e você pode não saber disso agora. Pare de ficar reclamando que tem que sair de casa para as aulas de jazz, pois será uma das melhores coisas que terá feito na vida e sentirá muitas saudades depois. As aulas do período da tarde serão as mais engraçadas, mesmo que todo mundo reclame que ter que passar o dia todo naquela sala de aula. Infelizmente suas notas no ensino médio vão cair nas matérias mais temidas: matemática, química e física, mas você vai passar em todas e não vai repetir o ano, porém vai levar um zero e vai chorar por isso no meio da sala. Não se ache burra por não compreender inglês com tanta facilidade que os seus colegas, um dia você vai até conseguir ler um livro inteirinho em inglês e entenderá tudinho! Vai levar muitos tombos (em todo lugar e de todas as formas possíveis) e a sua melhor amiga vai fazer questão de lembrar para todo mundo sobre seus micos e você vai rir junto das histórias. 

Por favor, pare de pensar tanto antes de fazer coisas. Não tenha esse maldito medo de errar, só vai te atrasar. Ria, chore, fale, cante, dance faça tudo que vier na cabeça, não tenha medo de VIVER. A sua timidez vai querer te segurar, te prender e te deixar dentro de uma caixinha, mas eu sei que você é bem maior do que isso! 
Você é mais forte do que você pensa
Sim, você realmente gosta de ficar sozinha, não há nada de errado contigo. Essa é a sua natureza, ficar quietinha no quarto numa sexta feira assistindo vários filmes e comendo pipoca ao invés de sair com as amigas para balada. E te juro que você não está perdendo nada, apenas é uma pessoa introvertida e não precisa estar sempre rodeada de pessoas para carregar a sua bateria (um dia você lerá um livro sobre isso e vai entender tudo). Por isso, não fique se comparando com as outras pessoas.

Tire essa ideia de ser veterinária da sua cabeça, você nem aguenta ver sangue na sua frente, imagine então realizar uma cirurgia?! Ainda bem que você muda de ideia a tempo, mas vai demorar pra caramba pra decidir o seu futuro. Vai tirar de letra a faculdade de design, porém vai perceber que não é bem o que você queria. Mas quando finalmente encontrar a resposta, ficará tão animada, aliviada e vai pensar “porque raios não pensei nisso antes?”.

Eu sei que você deve estar aí, com aquela carinha de quem está louquinha para me perguntar: “mas me fale, como é que eu vou aparentar no futuro?” Olha, me desculpa ter que te falar, você será baixinha e bem miudinha, então tire essa ilusão na sua mente de que será alta e magrela. Finalmente vai ter passado dos sofridos 36kg e terá pernas grossas que tanto sonha ter no lugar destas duas varetas finas! Mas não vai comemorar por muito tempo, porque vai precisar emagrecer um pouquinho....hehehe! Seu cabelo será controlado, não vai ser mais armado e volumoso, mas que chata mania tu tem de ficar alisando o cabelo! Então, se for possível, larga essa chapinha e assuma esses cachinhos maravilhosos que você tem!  : )

Enfim, eu quero que você continue sendo essa menina curiosa, meiga, companheira, solitária e principalmente feliz! Nunca tire esse sorriso belo do seu rosto, nem mesmo nos momentos mais difíceis!"

Beijinhos, 
Triponina.


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva do Rotaroots, grupo criado para reunir blogueiros de raiz que sentem falta da blogosfera antiga. Para participar, junte-se a nós no grupo do Facebook mais cheio de nostalgia que já se teve notícia e coloque seu link no rotation. O tema desse mês é: carta aberta a meu eu de 10 anos atrás. A ideia do tema surgiu através de um post do Hypeness


12 comentários:

  1. Ei Fernanda, adorei a parte em que você fala sobre os cachinhos e sobre as inseguranças com a aparência física. Queria ter dito isso na minha carta, porque eu era uma menina muito encucada há dez anos atrás! A gente perde tempo com cada coisa, né?

    E acho que todo mundo tem algum trauma de nota pra contar. Eu também tive, mas achei melhor deixar de fora da minha carta se não minha little Anna e ficar três dias sem sair do quarto, hahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo que eu estou vendo? Uma das minhas blogueiras favoritas comentando aqui no meu???! AI QUE SONHO <3 <3

      Sim Anna, a gente perdia tanto tempo com coisas bobas... E nem adiantava muito nossos pais virem falar pra gente não se preocupar com isso!

      Ainda bem que você poupou a sua Anninha sobre a nota! Por que depois que eu escrevi fiquei pensando no choque eu teria levado ao saber que não seria tão cdf no ensino médio.... Mas até é engraçado depois olhar para trás e ver, aaah foda-se um zerinho ali!

      Excluir
  2. É meio louco olhar pra trás e ver o quanto a gente muda, né? Dez anos é tanta coisa, eu sou uma pessoa completamente diferente da que eu era, jamais me imaginaria assim, como estou hoje, eu era tímida, quieta, mal falava com as pessoas, e agora é o oposto. Eu me orgulho de quem eu era aos oitos anos, e seu que aquela menininha se orgulharia de quem eu sou aos dezoito.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei sua cartinha *-*
    quero fazer a minha em breve :)

    ResponderExcluir
  4. A gente sempre acha que mudar de escola é o fim do mundo ne? Mas pra gente que estudou no mesmo lugar desde o maternal acaba sendo mesmo o fim de um mundo. Eu tinha medo de conhecer outro, mas hoje não me arrependo. E quanto a relação conturbada com as matérias de exatas, bem, bem vinda ao clube, hahaha.
    Adorei sua cartinha.
    Beijo

    www.cecismaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fer!
    Gostei muito do tom de superação da sua carta (quando você fala do inglês, por exemplo). E se a gente entendesse que era normal gostar de ficar sozinha, hein? Eu tbm sempre gostei, mas achava que tinha algo errado comigo, pq a mídia e o mundo pregavam que só era feliz que estava sempre rodeado de gente.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. "Sim, você realmente gosta de ficar sozinha, não há nada de errado contigo. Essa é a sua natureza, ficar quietinha no quarto numa sexta feira assistindo vários filmes e comendo pipoca ao invés de sair com as amigas para balada."
    Eu também sou assim! E entendo perfeitamente pessoas como você. Realmente somos parecidas.
    Adorei sua cartinha e seu blog. Voltarei mais vezes. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ei Fernanda :)
    Obrigada pelo comentário no blog! Seja sempre bem vinda :)
    Achei linda a sua carta. E gente, porque ficar em casa comendo pipoca é tão melhor que a balada? Super concordo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fernanda!
    Adorei essa vibe nostálgica das cartas. Escrevi a minha mesmo não estando no grupo do facebook. Acho que um denominador comum que achei entre todas foi pedir pra se preocupar menos. Fico pensando no que meu eu do futuro diria pra quem eu sou hoje. Provavelmente pediria pra eu me preocupar menos. rs
    Enfim, que livro foi esse que você citou no post? Introvertida perguntando. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena,
      o livro se chama "O Poder dos Quietos". Espero que possa ler também! :)
      Obrigada pela visitinha! Beijos!

      Excluir
  9. Olá!
    Adorei a sua carta.
    São ensinamentos que apesar de não podermos mudar o passado podem fazer a diferença agora no presente.
    Eu adorei escrever a minha carta. Me fez muito bem.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Te achei pelo Rotaroots! :3
    Amei a carta! Seu blog é muito divo (:
    belapsicose.blogspot.com.br

    ResponderExcluir